terça-feira, 18 de setembro de 2001

CRISE NA V@ - JANELA INDISCRETA

AO CONTRÁRIO DE MUITAS MENSAGENS QUE SÃO LIDAS, POR MUITOS DE VÓS, NADIAGONAL, GOSTARIA QUE SE DETIVESSEM SOBRE ESTA E A LESSEM COM REDOBRADAATENÇÃO!A FARSA DO CARTÃO AMARELO - EM JEITO DE PREFÁCIONunca foi apresentado nenhum "cartão amarelo" quer ao Orlando quer aqualquer outro membro desta lista. Aquilo que por mim foi dito pode ser lidona integra na mensagem n.º 13.486 de que eu apenas cito a parte queconsidero fulcral: ""Parece-me assim que me verei na contingência de, apartir deste momento, ter de instituir um sistema semelhante ao das regrasdo futebol. Uma falta grave ao regulamento implica um cartão amarelo e jásabem aquilo que acontece a quem obtém o segundo...Por sorte e como todas asregras, esta também não é retroactiva, mas é paravaler isso vos garanto!""Para bom entendedor...VITIMIZAÇÃOTal mensagem parece ter sido mal interpretada por muitos como se eu, defacto tivesse, usando o símile do futebol, mostrado um "cartão amarelo"quando não foi mais do que uma mera advertência, diga-se de passagem bemjustificada uma vez que certos limites foram ultrapassados pelo Orlando que,na sequência, numa das suas dramatizações, em que é mestre, resolveu simularque "batia com a porta" quando afinal permanecia apenas em hibernação. Avitimização dá sempre frutos...O ADMOESTADODe resto, tirando essa situação em concreto nada me move contra o Orlandopor quem, aliás, sempre nutri uma certa simpatia embora os episódios doestilo "núcleo duro" pouco o dignificassem e o tivessem sempre levado longedemais. Parece que fazia gala em encabeçar aquilo que considero uma espéciede causa "politicamente correcta" nesta lista que é a crítica, por vezesgratuita e irracional, à Bike Magazine, ao seu ex-director e, porarrastamento à actual redacção e a quem nem os colaboradores, por vezes,escapam. Se bem que, deixem-me dizer-vos, nem o Orlando, nem ninguém podempretender converter a V@ num "reality show" pelo simples motivo de que eu meoponho frontalmente - "As simple as that"!MAS HÁ CARTÕES OU NÃO?Se relerem a passagem que atrás cito da referida mensagem vêm que, a partirdaquela altura e porque os processos de "autoregulação" se mostraraminsuficientes, o princípio do "cartão amarelo" vigora, se bem que, em bomrigor, nunca tenha sido necessário a sua exibição.DIPLOMACIA Vs. TIBIEZACertamente que as pessoas com tenho tido a honra de privar, seja através dalista, seja através de contacto pessoal sabem que privilegio sempre odiálogo e a concertação como melhor forma de resolução de conflitos oudisputas, procuro estabelecer pontes entre todos e manter sempre os canaisdesobstruídos, a isso eu chamaria diplomacia e não pode, de forma alguma,ser confundido com tibieza. Por várias vezes aconselhei as pessoas a"contarem até 10" antes das réplicas, a ignorarem certo tipo de provocaçõesescritas ou a usarem os emoticones porque essa é a melhor forma de nosrelacionarmos...E AGORA, "QVID IVRIS"?Parece-me óbvio que o mais recente incidente na lista não passa de uma gravesequela de problemas anteriores. Há todavia uma diferença de fundo: o PedroCarvalho foi, desta vez, longe de mais, sobretudo numa dada mensagemclaramente ofensiva e geradora de discórdia na lista escrita num estiloprovocatório tendente a suscitar reacções azedas. É com mágoa que o afirmouma vez que, ao contrário de muitos na lista o respeito assim como respeitoo trabalho que produziu em prol do BTT. Penso todavia que ele não podereplicar do modo como o fez. Temos de saber controlar-nos em todas assituações! Ele entenderá que, à semelhança da mensagem do Orlando quemotivou o pseudo cartão amarelo e a pseudo retirada da lista, as palavraspodem ser bastante ofensivas, basta recordar a saga "toma lá" para sesaberem que determinados limites não podem ser sequer alcançados, quantomais superados.MODERANDOConsiderando-me uma pessoa tranquila normalmente não me deixo impressionarquando a comunicação começa a sofrer interferência de ruídos. Por vezes elesactuam até como descompressores. No entanto, tal como o stresse, quandoultrapassa um dado limite, também ele pode ser claramente prejudicial.Apercebo-me disso quando começo a receber mensagens, privadas e públicas depessoas, que reputo de sensatas, a advertir que se estão, claramente, aultrapassar os limites do razoável e essas pessoas é que são o fulcro da V@.Obviamente que é para mim, na minha condição de moderador (não digo deárbitro para não me chamarem "Bin Laden" do futebol...), que a atenção daspessoas se vira de imediato nestas situações. Elas esperam que eu aja e, pormuito que me custe, não posso deixar de o fazer nem me posso omitir àsminhas responsabilidades.COERÊNCIA ACIMA DE TUDOO pior neste momento seria contemporizar e agir como se nada tivesse passadoesperando que as águas acalmassem. Em condições normais isso seriaaconselhável e resultaria plenamente. O problema é que, em virtude docarácter recorrente destes episódios, certamente que o próximo seria aindamais grave e tudo isto vai minando a nossa coesão, por mais que as Sertãs,as Lousãs, os Portalegres ou os Gereses nos possam unir.VEREDICTO!Assim sendo por muito que isso me custe, mas porque importa, acima de tudo,manter a verticalidade e a coerência informo os caros co-listeiros que omembro da Velocipedi@ Pedro Carvalho é admoestado com um "cartão amarelo" emvirtude do conteúdo das suas mensagens n.ºs 16.537 e 16.545. Esta é umaprorrogativa que detenho e que a estou a exercer a bem da coesão do grupoespero ser por todos bem compreendido sem azedumes ou triunfalismos idiotas.PORTARIA DE EXTENSÃOInfelizmente não foi só o Pedro Carvalho quem pecou neste lamentávelepisódio, outras pessoas, se bem que de forma menos grave, também não estãoisentas de responsabilidades. Que possam por a mãos na consciência ereflectir sobre tudo o que se passou - passámos um dia inteiro a por emcausa as boas maneiras e a ofender o próximo, não me parece que seja esse oespírito da V@...THE FINAL CUTNão posso deixar de relembrar às pessoas que usem do maior bom senso quandoendereçarem mensagens para a lista. Releiam as normas emhttp://www.geocities.com/velocipedia/normas.htm e, acima de tudo, sejamcordatos e educados é que, do outro lado da linha, está sempre um serhumano, caso não tivessem notado...¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø¤º°Saudações Virtuais, Virtual Best RegardsAntónio Pedro Roque Oliveira

Sem comentários: