domingo, 30 de setembro de 2001

Q U A R T @ - "Era Uma Vez no Oeste"

Realizou-se ontem mais uma etapa da Estafet@, a quarta, que ligou, numaextensão de 67 quilómetros, as Caldas da Rainha a Vila Verde de Francos,Alenquer.Foi, até ao momento, a etapa mais dura da Estafet@, pela sua extensão,estado do terreno e pelo relevo, sobretudo do Cadaval em diante, primeironum constante "rompe pernas" (sobe e desce) até se chegar ao "acampamentobase" (café Garcia em Pragança) e depois pela subida asfáltica até "láacima" que incluía um desconto de 15% (4 kms. de Pragança até ao cruzamentodo local conhecido por "Montejunto" com uma subida de inclinação 15%).Seguiu-se uma estonteante descida até ao miolo da serra para depois mais umasessão de "rompe pernas" pela cumeada dos moinhos com uma descidaincrivelmente técnica e, finalmente, a almejada descida, junto ao "Conventoda Visitação", para VVF.TEMPESTADE EM LISBOA, BONANÇA NAS CALDASComo não tive companhia para me deslocar ao Porto, ao passeio do Bike Team,optei antes por realizar a 4.ª etap@.Acordei pelas 06:30 da manhã com a melhores intenções: fazer logo oasfáltico entre VVF e Caldas, para despachar logo esse assunto... O cenárionão podia ser mais confrangedor, chuva diluviana acompanhada de rajadas etrovoada! Aviso de mensagem escrita: o Pedro Basso a dizer que"lamentava"... Mando eu uma mensagem ao Mário Carriço a dizer que o tempoestava impróprio e que eu tb. "lamentava". Adormeço uma hora, acordo de novoe vejo o céu desanuviado e uma chuva já dentro dos parâmetros legais.Telefono ao MC para tentar convence-lo a reatar a etap@. Qual não é o meuespanto quando ele me diz que, nas Caldas está um sol radioso. Bolas látenho eu que fazer o asfáltico no final!POUCOS E BONSA tempestade além do Basso tb. assustou o Rodrigues e os Pedros, que erampara serem 4, no passeio ficaram reduzidos a 2 (eu e o Brites) para além doMacedo e do MC.LAGUNA E MURALHAJá havia efectuado o "Bom Barral" - Montejunto na semana transacta aquandodo reconhecimento. Desta vez fomos das Caldas em direcção a Óbidos com umpequeno desvio para bordejarmos a magnífica Lagoa passando por zonas algoarenosas e difíceis. Depois foi a vez dos barros fazerem das suas: os camposjá estavam cheios de barro e ao chegarmos ao miradouro donde se avistava ocastelo de Óbidos a tarefa foi limpar os kgs. extra desta matéria do quadroe componentes da bicicleta.CIRCUITO MEDIEVALEntramos dentro da muralha de Óbidos pela porta NW com alguns turistasestrangeiros meio boquiabertos com o estado das figuras e das bicicletas.Seguiu-se um passeio pelo casco antigo e uma paragem no café "1.º deDezembro" estrategicamente situado frente aos Paços do Concelho.Reabastecimento sólido e piadas contadas (sabem aquela do Mickey e daMinnie? Não? Então quando estiverem com o Macedo perguntem-lhe que édemasiadamente picante pare eu lhes contar aqui! :-)) continuação do périploe saída pela porta W para uma traiçoeira e escorregadia vereda descendente(podia ter dito "single track" mas não digo, depois da saga "octalink,hallowtech, isis e square taper" todas as minhas palavras irão sertraduzidas nesta lista! :-)). Seguimos até ao "Bom Barral" paralelamente àA8 e ao caminho de ferro, por meio dos pomares e do imenso barro. Na terrada fruta parámos na Repsol e repusemos o brilho nos quadros, lavámoscorrentes e componentes e relubrificámos.RECONHECIMENTO REPETIDORepetimos a dose apenas com bastante mais barro. Numa das subidas entre "BomBarral" e Cadaval não havia tracção possível, aí chegados de novo o aspectoconfrangedor do barro instalado por todo o lado. As descidas eramaproveitadas para tentar diminuir a "largura extra dos pneumáticos" à custade pedaços de barros projectados para cima de nós próprios.VVF - CALDAS ASFÁLTICOCheguei em razoável estado de conservação a VVF, apesar de não me terpoupado na duríssima ascensão a Montejunto. Depois foi o inevitável regressoasfáltico: 17 kms. ao "Bom Barral" seguidos de 19 às Caldas. Saco do meucasaco "verde radioactivo" (visível do espaço), ponho os pneus a 60 p.s.i.para rolar melhor e aí vamos nós. Até ao "Bom Barral" de novo tudo muitosimples. O pior foi mesmo daí até Caldas, embora o terreno não fosse muitoacidentado já estava completamente extenuado e, sobretudo, enjoado do selim.Acabámos por chegar (eu e o MC, os outros ficarm no "Bom Barral" porque játinham feito o resto previamente) já perto das 19:00. Venha a Quint@!¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø¤º°Saudações Virtuais, Virtual Best RegardsAntónio Pedro Roque Oliveira