domingo, 2 de abril de 2006

Santa Clara - Albufeira - Raid da FPCUB totalmente reconhecido!

Yesterday we fulfill the final cut of this raid's path recognition from Santa Clara to Albufeira. The passage through the Odelouca's valley is something unique and unforgetable, as well as the fast down hill from the Açor's high to the Arade's dam and also the cross of the Algarve´s barrocal with a typical mediterranean mix of lights, colours and smells - a paradise to the senses with the seaside just in front.

O RECONHECIMENTO FINAL

Já está totalmente reconhecido o traçado do “Raid BTT Setúbal – Odemira – Albufeira” da FPCUB.

Ontem terminámos o mesmo com a ligação entre Santa Clara a Velha e Albufeira.

Devo-vos dizer que a tarefa de entrada no Algarve está muito facilitada já que se utilizaram dois corredores de penetração relativamente planos: a Linha de Caminho de Ferro do Sul (entre Santa Clara e São Marcos da Serra) e o traçado da Ribeira de Odelouca. Nunca pensei que se conseguisse nivelar tanto.

A “piece de resistance” vai ser mesmo a travessia da dita ribeira a vau (na ausência de ponte). Ontem ainda a mesma se fez com alguma corrente e com uma altura de água a meio das coxas. No final do mês dependerá, obviamente, da precipitação.

A partir deste ponto é uma subida contínua com quase 15% longo de um barranco (a única grande subida da etapa) e em cerca de 3 quilómetros, que nos levará até ao alto do Açor após o que desceremos continuamente até à barragem do Arade após a qual penetraremos no estupendo barrocal com os seus laranjais, e a sua “terra rossa” tradicional do Algarve plantado com figueiras, alfarrobeiras e amendoeiras.

Aí chegados teremos de circular numa espécie de ziguezague cruzando os três eixos longitudinais: linha do Algarve, Via do Infante de Sagres e EN 125 quilómetros após o qual rapidamente entramos de repente no urbanismo albufeirense.

A ETAPA

Esta etapa será menos dura que a primeira uma vez que se privilegiou o rolar em detrimento do “ascender” (embora na primeira tenha havido igual preocupação). Passa em zonas muito belas: o percurso junto à Ribeira de Odelouca é excepcional em termos paisagísticos, tal como a descida a partir do alto do Açor para o Arade e ainda a travessia do barrocal e as suas vistas do mar em contraste com a sua ruralidade numa explosão de luz, côr e aromas de tipo mediterrânico.

O RAID

A preparação deste Raid entra agora numa nova fase já que está totalmente reconhecido e registado em GPS estando, igualmente, garantido o apoio da Câmara Municipal de Odemira através das facilidades de utilização das instalações do Pavilhão Municipal pelo que, durante a próxima semana será publicado um website contendo todas as informações pertinentes relativamente ao traçado, inscrições e logística.

Para já fica a informação de que o número de inscrições será, naturalmente, limitado (tendo em consideração as características deste evento). Uma vez que a navegação é totalmente por GPS os participantes irão circular em pequenos grupos por forma a que quem não possua o aparelho não seja impedido de participar e, igualmente, existir uma vigilância mútua por motivos de segurança.

O TRAÇADO

Sendo um Raid para durar 2 dias e tendo uma extensão superior aos 250 kms. é natural que não se tenha apostado muito na dureza ascensional como aliás não seria difícil tendo em consideração o relevo em presença.

O raid será assim um misto de todo o tipo de terrenos e que incluirão também a estrada que, embora de forma minoritária em termos quilométricos, surgirá como modo de fazer os participantes avançarem procurando aproveitar as horas de luz que já deverão de ser, todavia, abundantes no final do mês de Abril. Ainda assim o transporte de iluminação própria é fortemente recomendável.

Reservem o fim de semana de 29 e 30 de Abril. A inscrição é exclusiva mas gratuita para os associados da FPCUB.

Sem comentários: