quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

SOBRE SUPORTES DE BICICLETA NO TEJADILHO



Sempre tive suportes de retirar a roda dianteira (Thule Velo Vise).

Há vantagens e desvantagens.

Desvantagens

. Ficamos com as rodas dianteiras para guardar dentro da viatura, quanto mais bicicletas, mais rodas, sobretudo incómodo se, no final do passeio, a lama for muita.

. São mais caros (surpreendentemente, diga-se) apesar de requererem menos material.

. Os modelos mais antigos da Thule não toleram forquetas com travão de disco (excepto suspensão Manitou ou Headshock) ou forquetas monobraço (tipo "Lefty").

. Não se consegue jogar com a posição nas barras laterais, isto é, as distâncias das barras é sempre a mesma relativamente aos topos da viatura, o que faz com que os guiadores colidam com os selins da outra bicicleta que está ao lado montada no sentido inverso (no caso de vários suportes paralelos - quatro no meus caso). A solução passa por se colocarem os guiadores paralelos ao eixo da bicicleta.

Vantagens

. Solidez de montagem da bicicleta em cima do suporte. A rigidez é extrema e a bicicleta vai perfeitamente solidária com o suporte, a barra lateral e a viatura, ou seja, desaparece por completo aquele trepidar e movimento lateral que todos já reparámos na bicicleta que segue no tejadilho da viatura de um companheiro das artes com um suporte de bicicleta completa. Esta vantagem, como é óbvio, está longe de ser despicienda e tem um peso preponderante, quanto a mim.

. De igual modo, tem um melhor perfil aerodinâmico o que, em conjugação com o anterior item, permite que se possa viajar a velocidades elevadas sem qualquer receio.

. Estética - sempre subjectiva, mas o conjunto destes suportes parece fazer parte natural do tejadilho da viatura e não um apêndice como no caso dos suporte de bicicleta completa.

. Não deixa qualquer marca no quadro da bicicleta e permite transporta qualquer uma cuja tipologia de quadro seja diferente do habitual.

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