segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

VENCER O FRIO NA BICICLETA


Mais do que o frio, propriamente dito, o problema maior é a conjugação de frio - humidade.

Quando a temperatura é baixa mas o tempo está seco a velha teoria das camadas funciona na perfeição e é fácil sentir conforto.

Mas quando surge a neve, ou sobretudo, a chuva a acompanhar o frio aí tudo se complica.

O problema de toda a gente é sempre as extremidades já que, ao nível do tronco / pernas, é fácil fazer face à baixas temperaturas. No tronco com os windstopper (ou windtex) na segunda camada e com chuva uma camada exterior tipo impermeável (idealmente Gore Tex respirável) e nas pernas com as calças com protecção windstopper (ou windtex).

Assim a minha experiência aconselha evitar pedalar com as condições que ontem se verificaram já que é muito difícil não ensopar a roupa e arriscar a hipotermia. Sem embargo também eu, ontem, fui surpreendido pela chuva / neve e senti-me algo desprotegido por causa das luvas inadequadas.

As luvas, por mais espessas que sejam, ficam ensopadas, os dedos perdem a sensibilidade e, em casos extremos, podem surgir queimaduras pelo frio. O mesmo se pode dizer dos pés. Nestes casos só o neoprene pode fazer algo embora, com tempo seco, seja desaconselhado.

A melhor forma de proteger os pés com frio é colocar duas camadas de meias (as exteriores em windstopper / windtex), proteger os sapatos com jornal no interior (a maioria dos sapatos são de Verão) e uma capa exterior que os cubra completamente.

No caso das mãos duas camadas de luvas (interior em lã fina ou seda) e exterior com capacidades térmicas. As luvas "normais" de dedos completos que se usam até no Verão são desaconselhadas.

Não esquecer a cabeça (há gorros em windstopper ou, em último caso, uma touca em licra de natação) e em casos extremos um "passa - montanhas" embora um lenço, ao estilo "motard" possa ser útil para proteger o pescoço e tapar até ao nariz nas descidas.

1 comentário:

FILIPA FERNANDES disse...

Obrigada pelo esclarecimento no forum.... vim aqui dar uma olhadela... :)

Filipa