quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

"No Sicó é que é Bom!" (pregão ouvido no PNSAC)


Lancei o desafio para uma deslocação ao Sicó. Como, nos últimos tempos, tenho ido alguns fins de semana a Coimbra lembrei-me de convidar, quem não é daquela zona, a ir conhece-la. Responderam, além do Jorge Manso, o Pedro Rodrigues, o Cláudio Nogueira, além do "local staff" de Coimbra: Nuno Duarte, João Elvas e o Ricardo.


Devo dizer que a Serra do Sicó é uma caixinha de surpresas uma vez que é um misto do calcário do PNSAC com paisagens menos "lunares" e bem mais pitorescas.


É como se a Serra da Arrábida tivesse sido transportada para a zona centro! Basta apenas retirar o mar e temos toda uma ambiência muito semelhante embora com níveis de ocupação humana substantivamente inferiores.

Os grandes destaques vão para

. a subida e descida do Castelo do Rabaçal (este é um dos gratos momentos do BTT se bem que a subida seja das mais difíceis que conheço e a descida dos momentos técnicos mais delicados da minha "carreira").

. A descida "impossível" da Chanca, com os seus incríveis socalcos (mas que afinal, não só é possível, como empolgante - muita parcimónia, porém, no uso do travão dianteiro).

. O vale das "Buracas do Casmilo" numa formação geológica única, só por si a merecer a deslocação ao Sicó.


Começámos perto das dez horas e percorremos quase 60 quilómetros, tranquilamente, como se impõe entre amigos...


O golpe de teatro foi, no final, ter-me esquecido da roda dianteira em pleno estacionamento de Conímbriga. Meia hora depois, dei pela falta, voltei lá e, candidamente, a roda aguardava-me no mesmo local!


O track está disponível em http://www.forumbtt.net/index.php?topic=15117.0#new

Mais informações sobre a interessantíssima região do Sicó em http://terrassico.lac.pt/index.php?obj=front&action=rub_index&rub_id=156

Sem comentários: