segunda-feira, 13 de abril de 2009

Cascais - Lisboa Once Again


De novo a ligação Guincho - Lisboa foi revisitada na sexta-feira santa, dia 10. Pela enésima vez foi tempo de testar as alterações do terreno e, como em todas as anteriores, existiram adaptações tácticas em função do terreno. Desta vez foram as obras de construção da futura auto-estrada de ligação entre a CREL e Sintra (A30) a condicionarem a progressão e a obrigarem ao improviso de alternativas de passagem na zona da Carregueira.

Combinei com Nuno Freire a incursão. Ligámos inicialmente o Alto dos Moinhos a Algés, percorrendo a mata de Monsanto. Tomámos o comboio até Cascais e daí seguimos para o Guincho com uma ventania frontal que, ainda assim, comparada com a da incursão à Roliça, não passou de uma brisa suave.

A partir do Guincho começa, verdadeiramente, a incursão, com a subida e descida de Sintra, a passagem pela Carregueira, Belas e o cruzar periférico das zonas urbanas até se desembocar no Jamor e cruzar, de novo, o Parque Florestal de Monsanto, penosamente ascendendo e completando a centena de quilometros e os quase dois mil metros de acumulado.

De referir que a leitura do acumulado positivo não faz justiça à dureza desta travessia que é, sempre, um bom teste para a forma física. E ela parece, ainda assim, responder afirmativamente, nas vésperas da quarta edição do Raide Setúbal - Odemira - Algarve.

Sem comentários: