quinta-feira, 17 de setembro de 2009

VELOCIPEDI@ GALARDOADA COM O PRÉMIO MOBILIDADE 2009




A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) decidiu criar, em 2006, o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” de forma a reconhecer publicamente o contributo de determinadas entidades ou pessoas individuais que tenham promovido a utilização da bicicleta nas suas múltiplas vertentes, através da criação ou melhoria de condições e facilidades em Portugal e/ou da divulgação de iniciativas fomentadoras do uso deste veículo não motorizado.

No âmbito da atribuição do Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” são anualmente consideradas as categorias: Autarquias, Comunicação Social, Empresas de Transportes Colectivos e Pessoas Individuais. O Prémio é simbólico e constituído por peças em vidro artesanal português.

Em 2009, entre outros premiados, a mailing list Velocipedi@ foi distinguida pela FPCUB - Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta na Categoria de Cidadania.

Recorde-se que a Velocipedi@ foi criada nos idos de Maio de 2000 respondeu a uma lacuna existente, à altura, em Portugal. De facto os betetistas portugueses até então (bastante menos do que os actualmente existentes) não possuíam nenhum meio de interacção através da Internet. Ao contrário, no Brasil, em França, na GB ou em Espanha, existiam, à data, mailing lists, que permitiam uma intensa interacção entre os betetistas desses países sendo que, por exemplo, a lista "bike" do Brasil tinha diversos portugueses como membros.

A ideia do seu fundador, Pedro Roque, foi, para além da teimosia pessoal que sempre presidem a estas coisas, a de achar que se Portugal todas as condições para dispor de um instrumento comunicacional semelhante.

O seu sucesso deveu-se aos seus membros, betetistas lusófonos de ambos os lados do oceano Atlântico e às mensagens e respostas que enviaram para a lista que, ao longo da sua existência, conta já com mais de 63.000 mensagens e 590 membros onde se incluem, praticamente, todas as referências do BTT amador em Portugal.

De tudo se discutiu na V@: mecânica, passeios, compra e venda, etc. A lista foi ainda responsável pela promoção de diversos passeios BTT, feitura de equipamentos personalizados (jerseys, calções e blusões), autocolantes, pela promoção de uma estafeta ao longo de Portugal (que ainda decorre) e até pelo patrocínio de uma equipa de BTT.

A evolução da WWW e, sobretudo, o aparecimento da chamada web 2.0 foi responsável por novas plataformas que permitiram outro tipo de interactividade e que, de algum modo, retiraram alguma da dinâmica que a V@ tinha e que, no seus melhores meses, corresponderam a 1769 mensagens (Janeiro de 2004) e 1314 em Maio de 2003.

Apesar do seu formato ser ainda o mesmo da sua origem , actualmente, a lista está amadurecida e menos frenética trocando cerca de uma centena de mensagens por mês.

A Velocipedi@ orgulha-se, assim, de ser a primeira rede social de BTT em Portugal e, em certa medida, a mãe de todos os actuais e inúmeros "forae" de discussão da modalidade em Portugal.

Sem comentários: