terça-feira, 5 de julho de 2011

O FESTIVAL DA CICLORIA E A INAUGURAÇÃO DA ECOPISTA DO DÃO


Dados Ecopista Dão (com extensão a Viseu)
distância - 102 kms.
denivel acumulado - 588.32 m
Photos by PR and RS

No fim de semana passado dois eventos semelhantes e que resultam da cooperação inter-municipal são de destacar em termos da promoção dos modos de mobilidade suaves:

O festival Cicloria, resultante do projecto do mesmo nome e que foi criado com o objectivo de promover uma rede de promoção e desenvolvimento da mobilidade ciclável com motivação de lazer e turismo na Ria de Aveiro de iniciativa dos municípios da Murtosa, Ovar e Estarreja com um relacionamento estreito com a Universidade de Aveiro;



Ecopista do Dão, erguida sobre o espaço canal da antiga linha ferroviária do mesmo nome que ligava a estação do Vimieiro (Sta. Comba) a Viseu numa extensão de cerca de 49 kms. e de que aqui já vos dei conta numa iniciativa da REFER e da Comunidade Intermunicipal de Dão Lafões (Sta. Comba, Tondela e Viseu) que completa os primeiros 8 kms. já pré-existentes entre Viseu e Figueiró.

Fiz questão de estar presente em ambos os casos. Assim na sexta participei no jantar de lançamento do festival que teve lugar num estupendo restaurante, perto do Furadouro, Ovar em cima da Ria de Aveiro num enquadramento natural magnífico. Jantei na companhia de diversos autarcas e responsáveis técnicos por este projeto coletivo que é a Cicloria.

Mas se este primeiro serão, para além do magnífico convívio que proporcionou, apenas contribuiu com um adicional calórico haveria que fazer a compensação no dia seguinte desgastando esse excesso gastronómico.



Nada melhor para isso do que a inauguração da Ecovia do Dão no dia seguinte, sábado, 2 de Julho.

Comecei em Figueiró, local onde terminava a versão curta desta ecopista que já havia sido inaugurada há anos. Percorri os primeiros quilómetros na tentativa de encontrar os andarilhos (nos quais se incluíam os presidentes dos três municípios e os meus colegas do GP PSD, João Figueiredo e Pedro Alves).



Logo perto da saída um primeiro túnel, o de Figueiró, seguindo-se a ponte de Mosteirinho bem recuperada e que vence um desnível de respeito, após a mesma vêm as antigas estações e apeadeiros um após outro: Mosteirinho, Torredeita (com um antigo comboio numa espécie de museu ao relento), Várzea, Farminhão e o extenso túnel da Parada, iluminado, como não pode deixar de ser, Parada de Gonta, Sabugosa, Casal do Rei, Naia e, amtes de alcançar Tondela, alcanço finalmente o conjunto extenso de caminhantes e com eles partilhei um leve repasto na estação recuperada.


É fantástica a sensação de um caldo verde após duas dezenas de quilómetros ainda que tenham sido maioritariamente descendentes. Algumas fotos da praxe e sigo, agora muito rapidamente, em direção a Sta. Comba já que o Rui Sousa chegava, proveniente da Guarda, no comboio pelas 12:30.



Como o trajecto, até à ponte de Treixedo era descendente a velocidade foi estonteante raras vezes abaixo do 30 kms. /h.. De novo sucederam-se: após a ponte de Tinhela sobre o rio Dinha, o Porto da Lage, Tonda, Nagozela, Treixedo, a travessia da extensa ponte sobre as águas represadas do Dão, e a subida em direção à estação do Vimieiro ficando a sensação estranha de terminar no meio de nenhures já que não há ligação à plataforma da Beira Alta, sendo o cabo por debaixo do viaduto ferroviário (um dos aspectos a rever).


Já em companhia do Rui Sousa rumámos a Viseu. Sente-se um pouco a diferença neste sentido já que agora se ascende embora de modo muito ligeiro (trata-se de um antigo traçado ferroviário). Na zona de Tonda cruzamo-nos com a comitiva peestre e a frescura já não era a mesma mas lá iam, capitaneados pelos autarcas em direção ao final da jornada.


Quanto a nós chegámos até Viseu onde visitamos o centro histórico regressando de novo pela ecopista a Figueiró.

Assim percorri cerca de 100 kms. de ecopista. De notar um facto curioso: a ecopista está pintada em três tons diferentes consoante o concelho: vermelho para Viseu, verde para Tondela e azul para Sta. Comba.


No final uma plena satisfação e a vontade de aí retornar. Os três municípios estão de parabéns já que conseguiram erguer a maior infraestrutura de lazer de Portugal.


Ler também o post no blogue do Rui Sousa: "Viver na Guarda"

2 comentários:

Luis Manuel Silvestre disse...

Muitos parabéns aos participantes nos dois eventos! lssilvestre@referpatrimonio.pt
O Rui Igreja que me envie um e-mail!

Anónimo disse...

gostaria de fazer a ecopista do Dão com um grupo de amig@s; mas a ideia seria (mais ou menos meio do percurso) encontramos-nos com as respectivas famílias para um picnic; assim, como já fez esta ecopista, e pedindo desculpa pelo abuso, não me poderia indicar qual o melhor sítio para marcar como ponto de encontro, onde mães menos dadas às pedaladas e respectivas crianças pudessem esperar pel@s ciclistas para picnicarmos ao almoço juntos? grata desde já pela atenção dispensada Ana Crsitina Melo